desafios do esocial

Principais Desafios do eSocial Empresas no RH

Uma vez que o eSocial empresas se tornou uma medida obrigatória para todos, a dúvida de muitos profissionais é: como o eSocial vai mudar o RH da minha instituição?

Todo tipo de mudança pode ser visto de duas maneiras: boa ou ruim. Quando a mudança é boa, automaticamente se torna uma oportunidade. Ao ser considerada ruim, essa mudança passa a se tornar temerosa.

O eSocial empresas foi uma mudança obrigatória para todos os setores. Mesmo sendo alvo de descrenças e difamado como uma ameaça quando criado, está mudança deve ser vista como uma oportunidade vantajosa para o RH das empresas de todo o país.

Aqui no blog eSocial Techne, explicamos o significado de o que é o eSocial para quem não o conhece, assim como o cronograma eSocial, uma vez que os prazos são curtos e apertados para as empresas que ainda não se adequaram ao primeiro grupo – empresas com faturamento superior a R$ 78 milhões.

Agora, o próximo desafio do eSocial será para empresas que precisam adequar sua equipe de RH, dado que toda a rotina que abrange a relação funcionário e empregador, será alterada com esta mudança,.

A tarefa parece árdua e complicada, mas, neste post, mostraremos o quão vantajoso será implantar o eSocial nas empresas e como este sistema ajudará sua equipe durante a gestão de recursos humanos. Acompanhe conosco!

desafios do eSocial empresas

Desafios do eSocial empresas: Por onde começar

Sabendo que o eSocial é um projeto que visa encapsular todas as informações inerentes a contratação de funcionários e comunicá-las ao Governo, ainda existem diversas dúvidas sobre quais serão os primeiros passos para adequar o eSocial empresas.

É preciso ter ciência que diversos processos internos serão impactados com a mudança durante a implantação e isso afetará os primeiros momentos desta nova fase.

Instituições que utilizam processos automatizados de gestão de recursos humanos saem em vantagem, porém precisarão realizar um upgrade nos softwares para se tornarem padronizados ao eSocial.

Segundo o Comitê Gestor do eSocial, o desafio inicial será para empresas com faturamento superior a R$ 78 milhões, grupo este que representa mais de 13 mil empresas e cerca de 15 milhões de trabalhadores.

Para quem está perdido com o eSocial e precisa saber por onde começar, dividimos em etapas por onde dar os primeiros passos.

 mulher se informa sobre eSocial empresas

Etapa 1: Conheça o eSocial e se Informe

Toda empresa deve se informar e conhecer o eSocial. É importante que este conhecimento seja repassado para outros setores da empresa, especialmente o departamento de RH e de TI.

Neste primeiro momento, é fundamental realizar um levantamento da atual situação da empresa quanto a sistemas e atualização de dados, uma vez que as obrigações legais deverão ser cumpridas.

Promover palestras, debates e convidar especialistas para falar sobre o eSocial é uma das maneiras mais práticas e eficazes de tornar o conhecimento amplo nas empresas.

bonecos de homens trabalhando para novo sistema

Etapa 2: Renove os Sistemas da Empresa

É capaz que o sistema que você utilize para as demandas de recursos humanos já esteja obsoleto e sem nenhum tipo de integração com o eSocial. Por isso, é importante considerar a contratação de um software que realize esse gerenciamento para a empresa.

Caso sua instituição realize os processos trabalhistas manualmente, o melhor a se fazer é automatizar os processos, já que as informações deverão ser enviadas em um arquivo XML.

Por isso, a melhor alternativa é procurar um novo sistema que atenda ao eSocial empresas e dê apoio a gestão de recursos humanos, como o eSocial Techne realiza. Visto que já é sistema programado e adequado ao leiaute do eSocial, que realiza o envio das informações obrigatórias de forma automática, rápida e precisa.

atualização de dados em sistema

Etapa 3: Atualize os Dados dos Funcionários

Já checou se o seu funcionário está com o registro na CTPS de acordo com a sua função? Recebe o salário conforme acordado? Os dados pessoais estão atualizados tanto no cadastro da empresa, quanto no INSS?

Estes são alguns questionamentos que você deve fazer durante a atualização cadastral dos seus funcionários. Além disso, é necessário que os colaboradores estejam engajados ao eSocial para ajudar os funcionários de RH neste processo. Procure realizar comunicados no jornal mural, intranet ou aviso verbal solicitando que os funcionários colaborem com esta nova cultura para atualizar as informações.

projeto eSocial Techne

Etapa 4: Contrate um Serviço de Consultoria Profissional

Por ser um grande projeto para as instituições que atingirá todos os setores, a vasta quantidade de informações sobre eSocial empresas pode confundir no começo. Para direcionar com precisão o que deve ser realizado durante o processo, uma das melhores estratégias é contratar um serviço de consultoria que não o deixará perdido nesta fase de transição.

Fale com um de nossos consultores

eSocial facilita o dia a dia das empresas

Como o eSocial Empresas Irá Impactar as Rotinas de RH?

Em um primeiro momento, o RH precisará aumentar a equipe para executar as atividades exigidas pelo novo programa. Além de capacitar os antigos colaboradores para utilizar a ferramenta de maneira correta.

No que se refere à eficiência e produtividade do departamento de RH, o eSocial será muito mais benéfico. Em especial com o fechamento da folha de pagamento, sendo uma das tarefas mais atribuladas e complicadas, devido a atual legislação trabalhista.

Com o eSocial, os funcionários de RH poderão ver o quão prático e fácil é gerir as informações por meio do sistema, além de outras atividades desafiadoras, como gestão de férias, de benefícios e do controle do ponto eletrônico.

Deste modo, o eSocial irá facilitar e otimizar a realização de tarefas burocráticas do setor. Uma mudança histórica, visto que é uma área da qual não havia tanto investimento tecnológico como em outros setores das empresas.

Gostou do texto? Não esqueça de compartilhá-lo com sua equipe de recursos humanos, TI e colaboradores para que cooperem com esta nova medida obrigatória. Também compartilhe em suas redes sociais esta informação para que outros conheçam etapas que ajudem a facilitar o dia a dia da empresa. Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *