sistema de mensageria eSocial

Mensageria eSocial: 8 Motivos Para Ter Um

Por que o sistema de mensageria eSocial é indispensável em um software adaptado ao eSocial?

Quando o governo federal lançou o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas, mais conhecido como eSocial, tinha por objetivo digitalizar as informações de Recursos Humanos e unificar o envio de informações relacionadas aos funcionários de sua empresa.

Porém, nem tudo tem sido tão fácil. Todos os empregadores que estão aderindo aos sistemas integrados ao eSocial começaram a entender o seu funcionamento agora. Uma das questões que preocupa os responsáveis é o volume de informações requisitadas pelo governo e a incompatibilidade de sistemas de armazenamento de dados, o que dificulta a inclusão de informações importantes.

Grande parte das empresas de Recursos Humanos utilizam sistemas que registram dados dos funcionários como forma de controle dos registros, em contrapartida são softwares inaptos para as exigências do eSocial e não conseguem comunicar ao governo as informações que pretendem ser enviadas.

Por isso, tornou-se necessário adotar um mediador que viabilize a troca de informações entre os sistemas. É aqui onde a mensageria eSocial se torna a solução que possibilita a troca de informações, por meio da coleta e distribuição entre diferentes sistemas.

A alta procura por um sistema de mensageria digital gerou interesse de muitos requisitantes para esse módulo, para entender como funciona, o que oferece e quais são as vantagens em se adotar um sistema que integre essa particularidade. Neste post, mostraremos os motivos para incluir esse sistema na sua empresa. Acompanhe!

mão digitando

O que é um Sistema de Mensageria?

Explicar o que é um sistema de mensageria para o eSocial é teoricamente fácil, especialmente para quem lida com softwares e utiliza a internet. A mensageria possui o mesmo funcionamento de um e-mail.

Nele você inclui o destinatário da mensagem, ou seja, para quem será encaminhada. O receptor saberá que você enviou o e-mail ao ler seu nome no espaço de “remetente”. No corpo do e-mail estão as informações que você desejou trocar com o destinatário.

Praticamente, a mensageria eSocial possui as mesmas funcionalidades de um e-mail. Ela realiza a entrega das informações desejadas – neste caso, os dados dos funcionários da empresa – e as envia para o governo federal.

Além disso, para utilizar o sistema de mensageria eletrônica, os escritórios precisarão capacitar os colaboradores na tarefa de gerenciar este módulo, para evitar multas e penalidades, seja por falta ou erro de informações contidas nos eventos do eSocial. E mais: será preciso ter tempo hábil para conseguir entregar as informações respeitando as novas obrigatoriedades estabelecidas com a Receita Federal. Sua equipe está capacitada?

Notou-se que sem o auxílio de uma ferramenta de gestão de mensageria é impossível administrar todas as amarras que a nova obrigação exige, uma vez que é humanamente impossível lembrar de todas as inter-relações existentes entre o eSocial e as obrigações legais (trabalhistas, previdenciárias e fiscais). Veja a seguir como a mensageria se torna importante para quem irá encarar essa rotina diária do eSocial.

caderno

8 Motivos Para Ter Um Sistema com Mensageria

Com tantas exigências feitas pelo Governo a Receita Federal em cima da obrigatoriedade, soma-se ao eSocial os prazos curtos e apertados do cronograma, a realização da qualificação cadastral dos atuais e futuros funcionários e encarar os desafios do RH com o eSocial, com as tabelas e os eventos.

Abaixo apresentamos alguns motivos para você adotar o sistema de mensageria eSocial para a sua empresa, conheça-os:

  1. Todos os eventos são no formato XML — Recebimentos dos arquivos XML (contendo os eventos do eSocial), são formatados pelo sistema de Gestão de RH ou Folha de Pagamento, dentro das regras e formatos padronizados pelo eSocial.
  2. Todos os eventos são agrupados em lote para o envio — Uma regra do eSocial que facilita o envio das informações ao governo. Os eventos não podem ser simplesmente enviados, precisam estar agrupados por CNPJ e por categoria.
  3. Todos os lotes são assinados digitalmente — Todos os arquivos emitidos devem conter a assinatura digital, que você adquire o certificado digital.
  4. Todos os envios são protocolados — Cada lote possui um protocolo que deve ser monitorado pelo sistema de mensageria.
  5. Todos os lotes são devolvidos — Os lotes devem ser devolvidos aos sistemas emitentes para que sejam absorvidas as ocorrências ou o número do recibo. Devolução dos Arquivos XML de retorno ao sistema de Folha de Pagamento ou Gestão de RH emitente.
  6. Todos os eventos recebem ocorrência ou recibo — Recebimento e Arquivamento dos Protocolos de entrega para Receita Federal.
  7. Toda comunicação é certificada digitalmente — Assinatura Digital dos Arquivos XML Recebidos, com os certificados da empresa que está enviando as informações à Receita Federal, assim como do fornecedor do Sistema de Gestão de RH, ou Folha de Pagamento.
  8. Consulta a qualquer momento – Execução da consulta ou reconsulta à Receita Federal no momento agendado.

benefícios da mensageria eSocial

Benefícios da Mensageria eSocial

O eSocial não é uma tarefa fácil. Cheio de procedimentos e obrigações que devem ser realizadas, é necessário ter um sistema que ajude a tornar a rotina dos funcionários de RH e contabilidade mais prática, é preciso ter um software para eSocial com sistema de mensageria.

A comunicação eletrônica, dentro das normas do eSocial, possibilitam uma gestão completa por meio de painéis de controle de todo o processo de mensageria e suas variáveis (entregas, recebimentos, protocolos, retornos, retransmissões etc.).

Como benefícios para sua empresa, o sistema apresenta: painéis de alarmes, análise de tráfego desta comunicação, contabilização de erros e acertos, impostos calculados pela Receita Federal e tendências baseadas no histórico desta atividade.

O investimento em um sistema completo não será nada se comparado às multas e penalidades que poderão ser geradas pela má gestão deste novo negócio. Na era do eSocial, todo cuidado é pouco, ter um sistema que suporte todas as informações requeridas pelo eSocial é condição necessária, visto que a mensageria eSocial trata-se de um ambiente tecnológico da informação que fará a gestão de todas as informações trocadas entre o empregador e o Sistema do eSocial.

sistema eSocial techne com mensageria

Como o eSocial Techne Pode Te Ajudar

O serviço de mensageria digital é um dos mais procurados pelos empregadores. A tecnologia tem contribuído de maneira efetiva nesse processo de transição.

Como o eSocial necessita de um sistema de mensageria para poder ser declarado, são diversas as regras a serem utilizadas para o envio das informações e uma delas é de que as empresas desenvolvedoras de software devem respeitar a ordem de precedência no envio dos eventos em lotes.

Caso o software não respeite esta precedência, o eSocial envia uma mensagem de erro. Ótimo para avisar o responsável por enviar as informações.

Prepare-se para integrar as informações para envio, auditar as rotinas e processos de trabalho, implantar um software adequado e previamente validado. Para quem entrega um trabalho terceirizado, as medidas incluem se reunir com seus clientes internos e externos, explicando o que é o eSocial e apresentando na prática os possíveis problemas que podem acontecer.

Interessou-se pelo serviço de mensageria? O eSocial Techne possui toda a infraestrutura necessária para fornecer este serviço, por meio da implementação e manutenção do sistema. Converse com um de nossos especialistas e peça uma demonstração gratuita.

Gostou do texto? Agora você tem os motivos necessários para adotar um sistema de mensageria eSocial para sua empresa. Diga nos comentários se sua empresa já possui e outras dúvidas que você tem com o eSocial. Até a próxima!

1 comentário em “Mensageria eSocial: 8 Motivos Para Ter Um”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *