Curso eSocial completo

Saiba como fazer um curso eSocial completo e grátis

Membros da equipe técnica produziram um curso eSocial completo. O intuito é de ensinar como a obrigatoriedade funciona.

Se você sentiu dificuldade para entender como o eSocial funciona, esse curso pode te ajudar. Em nota, o Portal eSocial comunica a criação do programa “eSocial Ponto a Ponto”. O projeto é desenvolvido pela Escola Nacional da Inspeção do Trabalho (ENIT). A ENIT é um órgão do Ministério do Trabalho e está ligada à Secretaria de Inspeção do Trabalho.

Este intensivo curso sobre eSocial conta com vídeos curtos, diretos e acessíveis para todo tipo de público. A apresentação do programa está dividida em módulos, onde são facilmente encontrados os assuntos que mais interessa referente às práticas do eSocial.

Os professores que ministram o curso são os próprios auditores fiscais do trabalho e membros da equipe do Ministério Público. Dentre eles estão os auditores fiscais José Maia e Luis Antônio Medeiros, que já concederam uma entrevista exclusiva para o eSocial Techne.

Neste post, iremos apresentar mais detalhes sobre o curso, os módulos disponíveis e uma análise geral sobre o intensivo curso de eSocial da ENIT.

Como está dividido o curso eSocial

 

Como está dividido o curso eSocial ENIT

São mais de 100 vídeos que abordam todos os eventos e curiosidades do eSocial. O conteúdo é bem detalhado e aborda as principais dúvidas que os usuários possuem a respeito da ferramenta.

Os vídeos do curso eSocial são bem curtos – com tempo de duração máxima de 13 minutos. Acessíveis para o usuário iniciante, que acabou de começar a trabalhar com eSocial, e os mais experientes.

Essa metodologia ajuda a tornar o assunto mais palatável e sem muita enrolação, ou seja, indo direto ao ponto das dúvidas. A apresentação em módulos torna mais fácil encontrar o assunto que interessa no momento. Conheça eles:

  • Eventos de Segurança e Saúde no Trabalho – 14 vídeos.
  • Eventos Não Periódicos – Informações Cadastrais dos Trabalhadores – 17 vídeos.
  • Eventos Não Periódicos Gerais – 13 vídeos.
  • Eventos Não Periódicos – Informações Contratuais – 11 vídeos.
  • Identificação do Empregador e do Empregado – 3 vídeos.
  • Eventos Periódicos – 8 vídeos.
  • Eventos de Controle – 4 vídeos.
  • Eventos Totalizadores – 6 vídeos.
  • Integração com Sistemas Caixa e RFB – 2 vídeos.
  • Eventos de Tabela – 11 vídeos.
  • Documentação do eSocial – 5 vídeos.
  • Aplicativos Web – 4 vídeos.
  • Parte Geral – 14 vídeos.

Vantagens do curso eSocial

Quais as vantagens de fazer o treinamento para o curso eSocial

O curso eSocial da ENIT é vantajoso, pois é inteiramente online, necessitando apenas de uma boa conexão com internet para assisti-los. Além disso, é ministrado por especialistas de renome e criadores do eSocial.

Você não gastará nada para se matricular ou finalizar, uma vez que ele está disponibilizado no YouTube. É um curso completo e gratuito onde os integrantes do grupo do eSocial explicam ponto a ponto todos os aspectos da exigência. Desde os pontos gerais até os mais específicos.

São muitas as informações que precisam ser encaminhadas ao eSocial. O curso busca explicar como funcionam as legislações pertinentes ao sistema e importantes orientações para utilização da plataforma do eSocial.

De acordo com comunicado da ENIT, haverá atualizações constantes no conteúdo online do curso de eSocial. Algo muito importante, visto que o eSocial está frequentemente trazendo novas informações.

Desvantagens do curso

Quais as desvantagens do curso

Mesmo sendo um curso gratuito e disponibilizado em uma plataforma que todas as pessoas podem acessar, algumas desvantagens podem surgir para quem o fizer. Essas desvantagens do curso online são:

  • Falta de material didático para estudar fora de casa.
  • Certificado de conclusão.
  • Professor online para esclarecer dúvidas.
  • Fórum para discussões.
  • Conteúdo prático.

Não ter um material de estudo bem estruturado, pode ser insuficiente se você precisa lidar com o eSocial. Para isso precisará acessar ebooks e assistir a diversos webinars que ajudam a aprimorar o curso online.

Algumas empresas podem exigir a certificação para o profissional, comprovando que ele está apto para realizar todas as atividades pertinentes às obrigações.

Por mais que as aulas sejam bastante explicativas, algumas dúvidas específicas podem surgir. A falta de um professor é um critério que se deve ter ao buscar realizar mais cursos online de eSocial.

Ter um conteúdo prático ajuda a treinar para as atividades reais. Por ser um curso teórico, não haverá tantas oportunidades para exercícios práticos e que seriam exigidos no dia a dia.

Vale a pena?

Vale a pena?

Você pode encontrar diversos cursos de eSocial online com valores muito variados, dependendo da instituição que ministrará as aulas de eSocial. Se o custo de um curso para eSocial é algo que o impede de realizar, este é o mais completo para você e totalmente gratuito.

Além disso, as aulas são ministradas pelos auditores fiscais do Ministério do Trabalho e pela própria equipe de desenvolvimento do eSocial. Tudo é apresentado detalhadamente por módulos e vídeos muito didáticos.

O curso oferecido pela ENIT estará disponível no canal do YouTube, para que o usuário acesse de qualquer lugar e no momento que quiser. Além do curso, diversos outros produtos estão surgindo para auxiliar nos estudos, como webinar, ebook e blogs que ajudam a aprimorar o conhecimento das pessoas sobre o eSocial.

Gostou do texto? Compartilhe nas suas redes sociais e também siga o eSocial Techne nelas, para saber tudo sobre eSocial. Até a próxima!

2 comentários em “Saiba como fazer um curso eSocial completo e grátis”

    1. Olá, Abner. Como vai?
      Esse post indica como fazer um curso gratuito, com vídeo aulas dos próprios criadores do projeto eSocial. Há também cursos afora que ensinam detalhadamente todos os processos, especialmente para quem atua com Segurança do Trabalho.
      Abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *